Você já ouviu falar sobre BPM? Se ainda não, é hora de conhecer essa sigla e descobrir como ela pode revolucionar a sua empresa.
Mas o que é BPM?
O BPM, ou Business Process Management, é uma abordagem gerencial que tem como objetivo melhorar os processos de negócio da organização.
Ao adotar essa metodologia, é possível:
Reduzir custos
Melhorar a qualidade
Reduzir tempo
Deixar os clientes mais felizes
Aumentar a receita
Em resumo, o BPM é uma forma de aumentar a eficiência e a eficácia da sua empresa, tornando-a mais competitiva e preparada para enfrentar os desafios do mercado.
A jornada BPM
Utilizamos a expressão “Jornada BPM” para agrupar as etapas que compõem o gerenciamento de processos. Essas etapas são: Estratégia, Arquitetura, Transformação e Monitoramento.
Estratégia
Aqui você irá definir a estratégia de trabalho do como aplicar o BPM para na sua organização. Um ponto muito importante dessa etapa é formar a cultura. Deve-se atentar para o cuidado que precisará ter com as pessoas da sua Organização durante o projeto de mudança. Nas mudanças as pessoas são um fator fundamental de uma empresa e nesse momento não seria diferente.
Arquitetura
Nesse momento, você irá realizar uma tomada de consciência sobre entender quais processos existem na sua empresa e tabular eles. Esse momento parece ser descartável, mas ele é importantíssimo para que você fazer as melhores escolhas sobre onde é melhor aplicar seus esforços e obter melhores ganhos. Direcione esforço primeiramente para os processos mais aptos a receberem a as primeiras ações de melhoria.
Transformação
Aqui é onde a mágica acontece. Nesse momento, você irá desenhar o processo como ele é hoje, analisá-lo, redesenhá-lo e aplicar as tecnologias necessárias. Destacamos aqui o papel da tecnologia, pois ela é que habilita ganhos exponenciais!
Monitoramento
Essa etapa traz o conceito da melhoria contínua, onde você irá se manter atento aos resultados da melhoria aplicada e coletar dados para gerar informações.
Um recurso muito utilizado aqui é o Business Intelligence, já conhecido como BI.
Conclusão
Esse foi um rápido resumo do que é BPM e as fases que compõe esse trabalho. O BPM rege nossas ações de melhoria e ele é, de fato, uma virada de chave para a empresa.
Se você quiser entender um pouco mais confira o video complementar sobre o tema abaixo . Não se esqueça de se inscrever e curtir!