Análise-de-Processos

Como Melhorar Sua Empresa: Problemas Típicos em Processos

Introdução - Análise de Processos

Ninguém discorda da importância da Análise do Processo na determinação das melhorias e otimizações a serem realizadas. Mas, o que deve analisado? Como podemos ter a certeza de que não deixamos passar algo que deveria ter sido contemplado? 

Adicionalmente, como saber se fizemos a melhor escolha do que deve ser priorizado para a nova versão do processo e o que devemos colocar em uma lista de espera para ser considerado em novos ciclos de melhoria e otimização? Responder a essas questões é fundamental para termos sucesso na Transformação de Processos.

O que analisar?

As melhorias e otimizações em processos podem ter várias dimensões. Podemos, por um lado, buscar reduzir o tempo em que o processo executa, por outro aprimorar controles para reduzir erros e custos ou mirarmos em melhorar a qualidade do produto gerado. 

Podemos então começar por um checklist de aspectos a serem checados, onde cada um deles leva a um tipo de análise e, possivelmente, à descoberta de problemas hoje evidenciados no processo em foco.

Produtividade

  • As atividades demoram mais do que deveriam para serem executadas? 
  • Como o gargalo do processo pode ser otimizado? 
  • Há burocracia excessiva? 
  • Há falha de comunicação? 
  • O cliente sente demora entre o início e fim do processo? 
  • Há trabalho repetitivo?

Design

  • O processo deixa de tratar erros e exceções? 
  • Atividades que ocorrem em sequência, podem acontecer em paralelo? 
  • Há excesso de loops no processo, fazendo as atividades retornarem várias vezes ao ponto de partida? 
  • Há falta de instruções que exponham como fazer o trabalho? 
  • Há atividades que não agregam valor ou poderiam ser substituídas? 
  • Há excesso de níveis de aprovação? 
  • Há atividades ou aprovações concentradas em uma única pessoa ou em um grupo muito pequeno, gerando gargalos? 
  • Falta clareza nas entradas e saídas do processo?

Capacidades

  • Faltam indicadores que permitam medir o desempenho do processo? 
  • Há super ou sublocação da equipe? 
  • O custo para manter o processo é alto? 
  • Há incapacidade de lidar com aumento de demanda para esse processo? Por que?

Equipe

  • A equipe possui conhecimento insuficiente para o bom desempenho no processo? 
  • Há muitas passagens de responsabilidade entre pessoas? 
  • Existe necessidade de mudar a quantidade de pessoas que participam do processo? 
  • Há problemas de relacionamento humano no processo? Por que? 
  • A equipe se sente desgastada? Por que?

Tecnologia

  • Falta a tecnologia adequada para o andamento do processo? 
  • Há procedimentos manuais e documentos físicos que poderiam ser automatizados / digitalizados?
  • Se houver tecnologia, ela apresenta mau funcionamento para os propósitos do processo? 
  • Os dados do processo ficam expostos e com pouca segurança?

Qualidade

  • Falta a tecnologia adequada para o andamento do processo? 
  • Há procedimentos manuais e documentos físicos que poderiam ser automatizados / digitalizados? 
  • Se houver tecnologia, ela apresenta mau funcionamento para os propósitos do processo? 
  • Os dados do processo ficam expostos e com pouca segurança?
Partindo desse checklist, o exercício consiste em elaborar uma lista de problemas encontrados (ou oportunidades, caso queira amenizar o termo), contendo todas as descobertas, sem se preocupar com a viabilidade ou não das possíveis soluções.

Caminho de Melhoria

Exemplo do que analisar e para onde levar o objeto de análise:

Itens-de-Análise

Como encontrar soluções

Agora que temos os problemas, como solucioná-los? Aqui temos outro momento em que é possível encontrar uma grande variedade de cenários, desde soluções básicas, como padronizar as etapas do processo e capacitar os funcionários nesses novos padrões, até soluções mais tecnológicas, envolvendo novas aquisições de equipamentos e sistemas (para maior aprofundamento do conhecimento de soluções tecnológicas aplicadas a processos, sugerimos nosso curso Tecnologias para Processos – Clique Aqui).

Interessante mencionar que muitas vezes nos deparamos com soluções que podem resolver vários problemas ao mesmo tempo, bem como soluções de baixo custo, que podem ser facilmente implementadas e trazem retorno a curto prazo – os famosos quick wins.

Propostas-Análise

Entretanto, não basta encontrar as soluções, precisamos organizá-las em um plano viável de implementação. Aqui as técnicas de gerenciamento de processos e gerenciamento de projetos se encontram e a abordagem em relação às mudanças deve ser definida. Um exemplo disso é a definição de um projeto de mudanças em fases, ou sprints, onde em cada uma temos implementada uma parte das soluções priorizadas.

Faz parte também dessa definição a análise da viabilidade das soluções propostas, podendo chegar à conclusão, inclusive, da não implementação de algumas delas. Uma análise de custo/ benefício pode ser muito útil nesse momento de priorização.

Novo Processo à Vista

Com base nas soluções elencadas e no plano de implementação, podemos agora nos debruçar sobre o desenho do novo processo que emergirá desse esforço, tornando mais tangível a visão futura para os Stakeholders e ganhando a adesão necessária para o sucesso da mudança.

A figura abaixo apresenta as etapas mencionadas, destacando os aspectos fundamentais para uma boa Análise de Processos. 

Processo-Atual

A terceira etapa, só padronizar. “Analisar a Viabilidade e Planejar a Implementação”.

Decisão-Processo

Conclusão

Se você quiser entender um pouco mais confira o video complementar sobre o tema abaixo👇🏻👇🏻👇🏻 . Não se esqueça de se inscrever e curtir!

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