Ninguém discorda da importância da Análise do Processo na determinação das melhorias e otimizações a serem realizadas. Mas, o que deve analisado? Como podemos ter a certeza de que não deixamos passar algo que deveria ter sido contemplado?
Adicionalmente, como saber se fizemos a melhor escolha do que deve ser priorizado para a nova versão do processo e o que devemos colocar em uma lista de espera para ser considerado em novos ciclos de melhoria e otimização? Responder a essas questões é fundamental para termos sucesso na Transformação de Processos.
O que analisar?
As melhorias e otimizações em processos podem ter várias dimensões. Podemos, por um lado, buscar reduzir o tempo em que o processo executa, por outro aprimorar controles para reduzir erros e custos ou mirarmos em melhorar a qualidade do produto gerado.
Podemos então começar por um checklist de aspectos a serem checados, onde cada um deles leva a um tipo de análise e, possivelmente, à descoberta de problemas hoje evidenciados no processo em foco.
Produtividade
As atividades demoram mais do que deveriam para serem executadas?
Como o gargalo do processo pode ser otimizado?
Há burocracia excessiva?
Há falha de comunicação?
O cliente sente demora entre o início e fim do processo?
Há trabalho repetitivo?
Design
O processo deixa de tratar erros e exceções?
Atividades que ocorrem em sequência, podem acontecer em paralelo?
Há excesso de loops no processo, fazendo as atividades retornarem várias vezes ao ponto de partida?
Há falta de instruções que exponham como fazer o trabalho?
Há atividades que não agregam valor ou poderiam ser substituídas?
Há excesso de níveis de aprovação?
Há atividades ou aprovações concentradas em uma única pessoa ou em um grupo muito pequeno, gerando gargalos?
Falta clareza nas entradas e saídas do processo?
Capacidades
Faltam indicadores que permitam medir o desempenho do processo?
Há super ou sublocação da equipe?
O custo para manter o processo é alto?
Há incapacidade de lidar com aumento de demanda para esse processo? Por que?
Equipe
A equipe possui conhecimento insuficiente para o bom desempenho no processo?
Há muitas passagens de responsabilidade entre pessoas?
Existe necessidade de mudar a quantidade de pessoas que participam do processo?
Há problemas de relacionamento humano no processo? Por que?
A equipe se sente desgastada? Por que?
Tecnologia
Falta a tecnologia adequada para o andamento do processo?
Há procedimentos manuais e documentos físicos que poderiam ser automatizados / digitalizados?
Se houver tecnologia, ela apresenta mau funcionamento para os propósitos do processo?
Os dados do processo ficam expostos e com pouca segurança?
Qualidade
Falta a tecnologia adequada para o andamento do processo?
Há procedimentos manuais e documentos físicos que poderiam ser automatizados / digitalizados?
Se houver tecnologia, ela apresenta mau funcionamento para os propósitos do processo?
Os dados do processo ficam expostos e com pouca segurança?
Partindo desse checklist, o exercício consiste em elaborar uma lista de problemas encontrados (ou oportunidades, caso queira amenizar o termo), contendo todas as descobertas, sem se preocupar com a viabilidade ou não das possíveis soluções.
Caminho de Melhoria
Exemplo do que analisar e para onde levar o objeto de análise:
Como encontrar soluções
Agora que temos os problemas, como solucioná-los? Aqui temos outro momento em que é possível encontrar uma grande variedade de cenários, desde soluções básicas, como padronizar as etapas do processo e capacitar os funcionários nesses novos padrões, até soluções mais tecnológicas, envolvendo novas aquisições de equipamentos e sistemas (para maior aprofundamento do conhecimento de soluções tecnológicas aplicadas a processos, sugerimos nosso curso Tecnologias para Processos – Clique Aqui).
Interessante mencionar que muitas vezes nos deparamos com soluções que podem resolver vários problemas ao mesmo tempo, bem como soluções de baixo custo, que podem ser facilmente implementadas e trazem retorno a curto prazo – os famosos quick wins.
Entretanto, não basta encontrar as soluções, precisamos organizá-las em um plano viável de implementação. Aqui as técnicas de gerenciamento de processos e gerenciamento de projetos se encontram e a abordagem em relação às mudanças deve ser definida. Um exemplo disso é a definição de um projeto de mudanças em fases, ou sprints, onde em cada uma temos implementada uma parte das soluções priorizadas.
Faz parte também dessa definição a análise da viabilidade das soluções propostas, podendo chegar à conclusão, inclusive, da não implementação de algumas delas. Uma análise de custo/ benefício pode ser muito útil nesse momento de priorização.
Novo Processo à Vista
Com base nas soluções elencadas e no plano de implementação, podemos agora nos debruçar sobre o desenho do novo processo que emergirá desse esforço, tornando mais tangível a visão futura para os Stakeholders e ganhando a adesão necessária para o sucesso da mudança.
A figura abaixo apresenta as etapas mencionadas, destacando os aspectos fundamentais para uma boa Análise de Processos.
A terceira etapa, só padronizar. “Analisar a Viabilidade e Planejar a Implementação”.
Conclusão
Se você quiser entender um pouco mais confira o video complementar sobre o tema abaixo👇🏻👇🏻👇🏻 . Não se esqueça de se inscrever e curtir!