Exemplos-de-Aplicação-de-RPA-em-Processos

3 Exemplos de Aplicação de RPA em Processos Empresariais

Introdução - RPA

Esse artigo apresenta exemplos de aplicações práticas de robotização de procedimentos com uso de plataformas RPA. 

Isso ajuda a sedimentar os conceitos em relação à aplicabilidade dessa tecnologia, bem como fornece insights acerca de situações similares provavelmente vivenciadas pelos leitores em suas empresas.

Muito se fala na aplicação de robôs em processos empresariais, reduzindo custos, erros e retrabalhos. 

Mas, o que isso quer dizer na prática ? 

Podemos ver alguns exemplos ? 

Nesse artigo estaremos apresentando alguns da nossa experiência prática, deixando porém a observação de que, após a compreensão desses casos práticos apresentados, abrem-se inúmeras possibilidades similares, aplicáveis ao dia a dia de cada organização, ficando a cargo do leitor fazer as devidas associações, buscando situações similares nos seus trabalhos cotidianos.

Vamos a eles então.

Logística

Usos de RPA na área logística estão comumente associados ao controle de estoques e à gestão frotas. 

No primeiro grupo, robôs são necessários quando temos uma grande quantidade de itens movimentados a cada dia, tornando muito difícil a entrada dessa informação em sistemas existentes, gerando registros paralelos ou mesmo a perda da informação. Um sistema simples de captura pode ser criado para registrar da forma menos burocrática e rápida possível a movimentação, deixando a entrada final por conta de um robô. Isso vale para diversos outros casos em que trabalhosos procedimentos de movimentação são realizados a cada dia (abastecimento de lojas, por exemplo).

Já no controle de frotas, uma necessidade comum em que os robôs nos ajudam a economizar esforços é no controle do licenciamento de veículos e verificação de multas e outras taxas Fazer esse monitoramento pode requerer muitas horas de trabalho, verificando inúmeras fontes de informação diferentes como, por exemplo, os sites do Detran de cada estado brasileiro. Robôs realizam as consultas e, na existência de alguma multa ou outras taxas a vencer, capturam a informação e habilitam o tratamento em tempo hábil da pendência.

RPA-Locadora

Área Financeira

A área financeira, entre outras atividades, concentra a responsabilidade pelo controle de contas de consumo, envolvendo bens e serviços, como água, luz, telefonia, gás, entre outros. Quando saímos de uma realidade doméstica, com poucas contas a controlar, para o contexto coorporativo, o controle do conjunto de contas pode representar um esforço enorme, com centenas e até milhares de contas envolvidas.

Uma plataforma RPA possibilita que todo esse trabalho seja realizado por um robô, desde a captura das informações das contas junto aos prestadores de serviço até o lançamento das mesmas em um sistema de gestão interno para posterior conferência e pagamento.

Outro uso comum é no lançamento de notas fiscais e entrada, onde temos usualmente uma grande quantidade de compras realizadas e cada uma requer uma digitação para sinalizar a entrada no estoque e a criação das contas a pagar correspondentes. Nesse caso, o robô substitui essa digitação, com enormes ganhos de produtividade e redução de erros.

Exemplos-de-Aplicação-de-RPA-em-Processos

Marketing / Vendas

A essa altura você já deve ter percebido que robôs podem ser aplicados em qualquer tarefa em sistemas, como acessar ou lançar informações, poupando o trabalho manual.

Assim, colocarmos esses nossos “trabalhadores” para ajudar no monitoramento do mercado, verificar preços, atuação de concorrentes, notícias relevantes publicadas em redes sociais e outras fontes, pode ser um importante diferencial competitivo para a equipe de marketing / vendas.

Exemplos-de-Aplicação-de-RPA-em-Processos 02

Outros Usos

Em alguns casos, pela inexistência de boas APIs, podemos utilizar robôs para realizar integrações  – funcionam como se fossem webservices, atendendo às solicitações de sistemas demandando ou enviando dados a outros sistemas. Embora não seja a melhor alternativa (APIs são bem mais performáticas) pode ser, em alguns cenários, a única alternativa.

Conclusões

Como mencionamos já no início, a lista de oportunidades acima, longe de se pretender como abrangente, serve como um exemplo do que se pode construir com robotização de rotinas.

Exemplos que podem ser estendidos a um número infindável de situações similares, reduzindo grandes esforços em trabalhos que a maioria de nós humanos considera tediosos.

Se você quiser entender um pouco mais confira o video complementar sobre o tema abaixo👇🏻👇🏻👇🏻 . Não se esqueça de se inscrever e curtir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo