3 Formas de Automação de Processos para Recuperar Empresas

3 Formas de Automação de Processos para Recuperar Empresas

Introdução - Recuperação de Empresas com Automação de Processos

Nos últimos anos a Automação de Processos permitiu que empresas que conseguiram ser digitalmente inovadoras, enfrentassem os desastres causados pela pandemia, respondendo aos novos desafios do mercado rápida e assertivamente.

A grande crise que estamos enfrentamos irá marcar para sempre a vida das pessoas, assim como a forma como o mercado está atuando agora. Esperamos que aqueles que enfrentaram grandes dificuldades consigam se reerguer. 

Trazemos nesse artigo três maneiras pelas quais a automação de processos pode ajudar na recuperação do seu negócio. 

1 - Alívio da carga de tarefas manuais

No antigo mercado, os colaboradores eram muito sobrecarregados com tarefas cansativas e repetitivas que podem ser facilmente automatizadas. Com a automação de processos, é possível realizar a digitalização das atividades, podendo-se substituir documentos físicos por assinaturas digitais igualmente (ou até mais) seguras, além de trazer independência da locação física, pois os participantes do processo podem estar em qualquer lugar do mundo.

A automação de tarefas antes realizadas por pessoas proporciona a substituição de tarefas árduas e repetitivas por atividades mais estratégicas. Essa possibilidade é proporcionada quando se aplica a robotização como parte da solução, direcionando as pessoas a contribuírem com atividades que requerem mais criatividade humana e menos esforço “braçal”.

Automação de Processos Tarefas Manuais

2 - Organização das operações da sua empresa

A automação de processos está no centro da transformação digital, ela pode capturar regras de negócio em formas de políticas padronizadas, reforçadas pela automação. Assim, os componentes tecnológicos são melhor aproveitados, já que diferentes passam a ser utilizados de maneira orquestrada, trazendo um melhor uso dos investimentos realizados. Ou seja: temos cada componente fazendo o que possuem de melhor, compondo soluções integradas de forma simples e rápida.

Antes mesmo de componentes de automação serem utilizados, o esforço de compreensão e categorização dos processos rotineiros da sua empresa já trazem resultados que fazem diferença tanto na operação já existente como nos primeiros passos de uso de ferramentas próprias de automação, tornando esse estudo inicial fundamental para fluidez e amplitude dessa transformação que está ocorrendo nos dias de hoje. 

3 - Aumentando a satisfação dos colaboradores

Sabemos que o trabalho criativo gera mais satisfação do que os trabalhos repetitivos e sem valor agregado, por favorecer a produtividade e gerar senso de pertencimento no colaborador. Como já foi dito, a automação reduz essas tarefas manuais e abre espaço para novas interações humanas, que aproveitam melhor as capacidades de cada colaborador. 

Além dessas novas atividades serem mais desafiadoras, a tecnologia também ajuda no aprimoramento para o mercado competitivo, e traz, indiretamente, inovação e interação entre as pessoas da organização. A nova produtividade alcançada cria um caminho rumo ao atingimento de metas, seja por redução de desperdícios ou pelo aumento dos resultados alcançados, o que, mais uma vez, contribui para uma equipe satisfeita. Todos gostamos de trabalhar como parte de times vencedores.

Conclusão

A automação tem múltiplas dimensões que, utilizadas em conjunto, permite resultados simplesmente impressionantes, tais como redução de tempos de atendimento em até 95%, aumentos exponenciais de produtividade, sem falar nos ganhos pessoais e de equipe.

Quando utilizamos plataformas low-code, tais como Bizagi e UIPath, temos uma grande vantagem adicional: a rapidez. Da concepção à produção em semanas e não em meses.Isso é  comum quando utilizamos essas plataformas. A agilidade sempre foi, e agora é muito mais, um fator crítico de sobrevivência.

Referência: Clare Vanner, 3 formas de ayudar a la recuperación de su negocio con la automatización de procesos. Bizagi Newsletter. Blog, 17/07/20.

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