Automação de Processos

homen-bizagi

A P4Pro conta com profissionais treinados e certificados, com larga experiência em automação de processos.
Após realizadas as atividade de modelagem e redesenho, estamos prontos para a Automação.

Para isso, são realizadas diversas atividades, tais como:

  • Definição do Modelo de Dados para o Processo;
  • Design de Formulários Eletrônicos;
  • Configuração de Regras e políticas;
  • Atribuições de responsabilidades para as atividades do processo;
  • Integrações do processo com outros aplicativos;
  • Implantação;
  • Acompanhamento do processo em produção.

Detalharemos abaixo cada uma dessas atividades.

Modelo de Dados
Nessa fase será definido o modelo de dados necessário para o processo, com todas as entidades, atributos e relação entre as entidades. Nesse momento já será montado o modelo das integrações necessárias.

Formulários Eletrônicos
Nessa fase serão criados todos os formulários (telas) que o usuário vai interagir com o processo, de acordo com o Modelo de Dados criado na fase anterior. Os formulários serão criados apenas nas atividades que são do tipo usuário.

Regras de Negócio e Políticas
Serão estabelecidas todas as regras de negócio e políticas, que definirão os caminhos a serem seguidos em cada gateway (caixas de decisão). Também serão estabelecidas as ações necessárias em cada atividade, quando for o caso.

Definição das Responsabilidades
Inicialmente será cadastrada a estrutura organizacional da Organização, com as áreas, locais, cargos e hierarquias dos participantes do processo etc. Posteriormente, para cada atividade do processo serão definidos os responsáveis e limites de alçada.

Integração com outros Aplicativos
A integração poderá ser realizada diretamente com os bancos de dados dos aplicativos ou com web services (serviços web), sendo este último formato o mais indicado e seguro para a realização de integrações.

Implantação
Com o processo configurado e parametrizado, poder-se-á executar o processo em ambiente de testes, simulando a realidade, e em produção, para sua efetiva utilização.

É nessa fase também que são realizadas as capacitações das equipes que irão utilizar o processo automatizado.

Acompanhamento do Processo em Produção
Após a implantação do processo em Produção, é necessário o acompanhamento e suporte às equipes, realizando eventuais ajustes, até que a nova rotina se institucionalize.

Posteriores melhorias no processo e lançamento de novas versões podem ser realizadas de forma incremental (pequenos ajustes) ou através novos projetos de melhoria, para implementação de novos processos ou grandes modificações, onde todo o ciclo de Modelagem, Análise, Redesenho e Automação é revisitado.

Rolar para o topo